O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Barca das Letras encanta crianças e adolescentes da Foz do Rio Macacoari(Itaubal/AP)

No sábado(19/9) a Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras brincou de ler pela primeira vez com os dedicados alunos da Escola Família Agroecológica do Macaoari, localizada quase na esquina do rio Macacoari com o rio Amazonas, no município de Itaubal no Amapá. Leram os muitos livros, HQ's e gibis; pintaram o sete com a educadora popular Rita De Cacia Amorim; andaram de perna-de-pau com a palhaça Amocotinha da Trupe Nós, os Pernaltas; versificaram criativamente com o poeta ribeirinho Francisco Mendes; participaram com alegria das brincadeiras tradicionais lançadas pelo Tio Palhaço Ribeirinho!!! Ao final escolheram livros para levar para casa e decidiram montar duas minibibliotecas nos dormitórios masculino e feminino, para que sempre tenham livros por perto, durante os quinze dias que sempre ficam aprendendo os saberes e viveres da floresta amazônica, transmitido por seus jovens-interessados professores.




E no Dia da Árvore(21/9) a Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras foi comemorar com os filhos daqueles que protegem a mãe natureza com o seu modo tradicional de vida: as populações ribeirinhas, mais especificamente com as animadas crianças ribeirinhas da Foz do Macacoari, que estudam na Escola Estadual Eugênio Machado, na esquina do rio Macacoari com o rio Amazonas, no município de Itaubal, no Amapá(detentor, ainda, do título de um dos Estados mais preservados do Brasil).

As encantadoras crianças foram incentivadas a ler os livros e gibis tanto pelos voluntários da Barca das Letras, como pelas dedicadas professoras do ensino regular da Escola. Depois pintaram/esculpiram e desenharam o/a (lenda do jacaré de) sete(metros) com a educadora popular Rita de Rita De Cacia Amorim; assistiram e participaram da apresentação da palhaça Amocotinha(Trupe, Nós os Pernaltas); ouviram histórias do poeta Francisco Mendes; (se)viram e leram a reportagem que saiu no jornal Diário do Amapá; brincaram pra valer com o Tio Palhaço Ribeirinho; fantasiaram-se de palhaços; leram na Rádia NossaCasa; ganharam bombom, pirulito, livros para levar para casa e muitos afetos e abraços fraternos.


Estas duas ações fazem parte do projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor, contemplado com o Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura do Ministério da Cultura, concedido à Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm, em novembro/2014. Contou ainda, com o apoio do Seu Martinho e Dona Creuza e toda sua família; do jovem líder do Rio Macacoari Aldemir Santos Corrêa; dos professores, funcionários e direção da Escola Família Agroecológica do Macacoari; da direção, dos professores e funcionários da Escola Estadual Eugênio Machado; Eudo Borges que nos levou e trouxe com segurança em sua embarcação; hospedagem solidária em Macapá, ofertada por Roberto Picanço; dos doadores de livros de Brasília, que realizaram campanhas ou entregaram pessoalmente ou pelos Correios suas doações; aos amorosos voluntáros que se deslocaram de Macapá, Belém e Brasília(Rita de Cácia, Bianca Duarte, Francisco Mendes e Jonas Banhos)!

Todas as fotos foram registradas pelos próprios voluntários da Barca das Letras e professores das Escolas e estão disponíveis no álbum do flickr:

Barca das Letras na Escola Família Agroecológica do Macacoari(Itaubal/AP)

Barca das Letras na Escola Eugênio Machado(Itaubal/AP)

A todos nossa mais terna gratidão!!!

Contatos:
barcadasletras@gmail.com
barcadaletras.blogspot.com.br
(61)8167 1254 - Jonas Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário