O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor chega ao fim

 
 
Projeto incentivou a leitura por cinco Estados, dez comunidades originárias/tradicionais, quatro eventos culturais/educacionais e oito praças públicas/ruas de lazer/espaços culturais


E chega ao fim o projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor", premiado pelo Ministério da Cultura no Edital "Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura", da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas(DLLLB). O projeto foi apresentado por meio da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm do município de Ourém(Pará) e foi pensado/coordenado pelo idealizador da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras, o arte-educador amapaense Jonas Banhos. 

O projeto previa intervenções lúdicas de incentivo à leitura em dez comunidades tradicionais/originárias localizadas nos Estados do Amapá, Pará e Bahia; quatro eventos culturais/educacionais nos Estados de Roraima, Goiás e Rio de Janeiro; e, oito intervenções urbanas nas cidades de Macapá(AP), Belém(PA) e Brasília(DF) com o objetivo principal de arrecadar livros. Em razão de alguns imprevistos, houve mudanças de duas comunidades tradicionais e de um evento, os quais foram substituídos por outros, com o mesmo perfil e na mesma região. Dessa forma, ao final foram realizadas intervenções em:

1. Eixão do Lazer(Brasília/DF) - 29/03/15
2. Aldeia Kiriri Cajazeira(Banzaê/BA) - 6 a 9/04/15
3. VII Semana Indígena Serra da Mesa(Uruaçu/GO) - 15 a 19/04/15
4. Eixão do Lazer(Brasília/DF) - 21/04/15
5. Parque da Cidade(Brasília/DF) - 3/05/15
6. Aldeia Itaputyr Tenetehar Tembé(Santa Luzia do Pará/PA) - 23/05/15
7. Sítio Santo Antônio(Capitão Poço/PA) - 24/05/15
8. Boi Bumbá Lapichinha(Ourém/PA) - 30/05/15
9. Quilombo Narcisa(Capitão Poço/PA) - 31/05/15

10. Ariri(Colares/PA) - 16/08/15
11. Festa Literária de Santa Maria Madalena(RJ) - 29/08/15
12. NossaCasa de Cultura Arco-íris(DF) - 6/09/15
13. Porto do Igarapé das Mulheres(AP) - 17/09/15
14. Foz do Macacoari(AP) - 19 e 21/09/15
15. São Tomé do Macacoari(AP) - 20/09/15
16. Projeto Camapu - Jardim Sideral(PA) - 20/10/15
17. Rio Mendaruçu de Cima(PA) - 24/10/15
18. Rio Furtados(PA) - 25/10/15
19. Ocupação Funarte Brasília(DF) - 1º/11/15
20. Feira Estadual de Ciências de Roraima - 12 a 14/11/2015
21. Centro Comunitário Tiradentes - Marambia(Belém/PA) - 28/11/2015
22. Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras(Macapá/AP) - 30/11 a 4/12/2015
 

Participaram das intervenções lúdicas, das mais diversas formas, diretamente, trinta e oito voluntários dos Estados por onde a Barca das Letras passou. Vieram, solidária e amorosamente, incentivar a leitura: arte-educadores, artistas circenses, comunicadores populares, escritores, poetas, professores, contadores de história, ledores, fotógrafos, cantadores populares, músicos, grupo de Boi Bumbá, brincantes da cultura popular, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, parteiras, extrativistas, donas de casa, estudantes, fazedores de cultura popular, fotógrafos.  Foram arrecadados com diversos doadores de Brasília, Belém, Macapá, Rio de Janeiro, São Paulo mais de três mil livros e gibis, os quais foram sendo distribuídos, ao longo dos caminhos diversos, para as crianças que participaram das intervenções da Barca das Letras.
 

O projeto foi objeto de reportagens em jornais impressos, portais de notícias de internet, rádios, televisão, blogs e redes sociais dos Estados do Amapá, Pará, Distrito Federal, Roraima, os quais foram replicados no blog específico do projeto(http://barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br/). Prestação de Contas apresentada e aprovada. Agora, esperamos o próximo prêmio e/ou patrocínio para que o trabalho voluntário continue e a Barca das Letras permaneça navegando pelos rios das letras deste Brasil profundo, democratizando o acesso ao livro, leitura, literatura e biblioteca para todos, com encanto e alegria!!!!

Continue acompanhando nosso trabalho pelo  http://barcadasletras.blogspot.com.br/
 
Gratidão a tod@s!
Té mais!

abraços fraternos,

Jonas Banhos
(61)98355 7232(whatsapp)
https://www.instagram.com/barcadasletras/
barcadasletras@gmail.com
https://www.facebook.com/barca.dasletras




Nenhum comentário:

Postar um comentário