O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





quinta-feira, 21 de maio de 2015

Barca das Letras vai espalhar livros por comunidades do Alto Rio Guamá(Pará)

Barca das Letras na Aldeia Itaputyr Tenetehar Tembé
A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras já está em Ourém, nordeste paraense, para começar a distribuir mais de 1.200(um mil e duzentos) livros/gibis para as crianças das comunidades Aldeia Itaputyr Tembé(Santa Luzia do Pará), Boi Bumbá Lapichinha(Ourém), Sítio Santo Antônio e Quilombo Narcisa(Capitão Poço), viventes às margens do Rio Guamá. De 23 a 31 de maio serão realizadas intervenções ...lúdicas de oito horas em cada comunidade, com a presença do Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes-voluntários(Trupe Nós, os Pernaltas; Palhaça Zitinha; e mais arte-educadores do Amapá e Pará), que juntos e misturados animarão a criançada no mundo mágico da leitura.

A Barca das Letras estimula o prazer da leitura com crianças da zona rural desde abril de 2008. Idealizada pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, a biblioteca já realizou mais de cento e oitenta intervenções lúdicas por comunidades tradicionais/originárias e em eventos culturais nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e, também, em La Paz (Bolívia). Em sete anos de existência, já são mais de setenta mil livros arrecadados em Brasília, Belém e Macapá, e, distribuídos gratuitamente.




Esta é mais uma ação do Projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor", agraciado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura, concedido à Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm, em novembro/2014. Também conta com o apoio cultural da Escola Familiar Rural 25 de Julho, Projeto Arte-Educação Troca de Saberes e Prefeitura Municipal de Ourém.


Contatos:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br
barcadasletras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário