O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





sexta-feira, 5 de junho de 2015

Barca das Letras vivencia a Aldeia Indígena Itaputyr Tenetehar Tembé(Santa Luzia do Pará/PA)

Barca das Letras na Aldeia Itaputyr Tenetehar Tembé(Santa Luzia do Pará/PA) - 23/05/15
No ensolarado dia 23 de maio as crianças indígenas Tembé, mais uma vez, receberam com muita alegria e amorosidade os voluntários da Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras. Muitas leituras dos livros; animação com os palhaço Bufo e Amocotinha da "Trupe Nós, os Pernaltas", palhaça Zitinha e o palhaço Ribeirinho; cantigas de roda na língua nativa Tembé e, até, em português; pinturas de sete, de corpos e de faixa; brincadeiras diversas tradicionais; apresentação de danças e cantos do povo Tembé; resposta às cartas enviadas pelas crianças doadoras do Colégio Arvense(DF); leituras na Rádia NossaCasa; lanche e almoço comunitário com sabores e saberes da Aldeia Tembé; distribuição de trezentos livros & gibis, brinquedos, roupas, pirulitos, petecas, pipocas; e, finalizando com a desmontagem coletiva da Biblioteca Barca das Letras.

A Aldeia Itaputyr Tenetehar fica às margens do Rio Guamá, no município de Santa Luzia do Pará, distante 250 km de Belém(PA), por estrada de asfalto e terra. Participaram da brincadeira cerca de cem pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Além dos treze voluntários da Barca das Letras, que vieram de Belém(PA), Ourém(PA), Itaubal(AP) e Brasília(DF): Erivelton Araújo, Kate Titan, Lú Maués, Johnny Russel, Bianca Dias, Musa Russel, André Butter, Lenina Aragão, Arlindo Matos, Miguel Matos, Seu Edson Santos, Raimunda Trindade e Jonas Banhos.

Esta foi mais uma ação do projeto Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor, contemplado com o Prêmio Leitura para Todos do Ministério da Cultura, apresentado pela Fundação Cultura de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm de Ourém(PA). Contou ainda com o apoio cultural do Cacique Pedro Tembé e seu Povo; do projeto Troca de Saberes(Belém), Associação dos Pequenos Agricultores Escola Familiar Rural 25 de Julho(Ourém), Prefeitura Municipal de Ourém e da Pousada Luarlindo(Ourém). E com a ajuda de vários doadores de Brasília, Belém e de pessoas de todo o Brasil que enviaram doações pelos Correios.

Todas as fotos foram tiradas por Arlindo Matos, Erivelton Araújo, Kate Titan e Jonas Banhos e estão disponíveis no álbum do flickr:

Barca das Letras na Aldeia Itaputyr Tenetehar Tembé(Santa Luzia do Pará/PA)
Nossa terna gratidão a todos!

Contatos/Doações:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletrasedoamor.blogspot.com
barcadasletras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário