O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





sexta-feira, 5 de junho de 2015

Barca das Letras vivencia a Comunidade Boi Bumbá Lapichinha(Ourém/PA)

Crianças brincantes do Boi Bumbá Lapichinha foram beneficiadas com a vivência de incentivo à leitura do projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor".


Barca das Letras no Terreiro do Boi Bumbá Lapichinha(Ourém/PA) - 30/05/15
A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras aportou mais uma vez no Terreiro do Boi Bumbá Lapichinha, localizado a poucos metros do Rio Guamá, que banha a cidade de Ourém, no nordeste do Pará, para incentivar o prazer da leitura com as crianças brincantes do Boi, que são vizinhas desta importante manifestação da cultura popular da Amazônia e brasileira.

Tendo como anfitriões o Mestre-Aprendiz Danilo Sales(13 anos), o Mestre Sales e da Mestra maior, Dona Miloca(88 anos), os voluntários da Barca das Letras oportunizaram  para sessenta crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos  muitas leituras dos livros do acervo da biblioteca, brincadeiras tradicionais, pintação de sete, apresentações circenses com a Trupe Nós, os Pernaltas(palhaço Bufo e Amocotinha) com a ajuda amorosa da palhaça Zitinha; Exposição fotográfica do Projeto ParÁfrica; miniapresentação do Boi Bumbá Lapichinha com a participação da criançada; contação de histórias pela Dona Miloca; leituras na Rádia NossaCasa apresentada pelo palhaço Ribeirinho; montagem/desmontagem coletiva da Barca das Letras. E tudo isso em um só dia especial e inesquecível: sábado, 30 de maio!

As mães das crianças foram responsáveis pelo delicioso lanche e almoço comunitário. Ao final da primeira parte da brincadeira, as crianças puderam escolher os trezentos livros e gibis para levar para casa e alimentar a alma!E mais, ganharam bombom e pirulito para adoçar a vida! E no início da noite de lua cheia, para finalizar com chave de ouro a brincadeira, foi a vez do Boi Bumbá Lapichinha fazer uma aula-apresentação especial para os voluntários da Barca das Letras na Pousada Luarlindo, onde todos estavam hospedados. Durante duas horas foram entoadas várias cantigas do próprio Boi Bumbá Lapichinha, bem como músicas em homenagem(in memorian) ao grande Mestre Cardoso, do Boi Bumbá Ouro Fino, que também era voluntário da Barca das Letras. Tudo acompanhado pelas ricas explicações do Produtor Cultural Arlindo Matos, grande incentivador dos Bumbás de Ourém.
Os voluntários da Barca das Letras que participaram desta ação vieram de Belém(PA), Ourém(PA) e Brasília(DF): Lú Maués, Johnny Russel, Bianca Dias, Musa Russel, Aissa Mattos, Arlindo Matos e Jonas Banhos.

Esta foi mais uma ação do projeto Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor, contemplado com o Prêmio Leitura para Todos do Ministério da Cultura, apresentado pela Fundação Cultura de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm de Ourém(PA). Contou ainda com o apoio cultural do Mestre Sales e Dona Miloca do Boi Bumbá Lapichinha; do projeto Troca de Saberes(Belém), Associação dos Pequenos Agricultores Escola Familiar Rural 25 de Julho(Ourém), Prefeitura Municipal de Ourém e da Pousada Luarlindo(Ourém). E com a ajuda de vários doadores de Brasília, Belém e de pessoas de todo o Brasil que enviaram doações pelos Correios.

Todas as fotos foram registradas por Aissa Mattos, Arlindo Matos e Jonas Banhos e estão disponíveis no flickr:

Barca das Letras no Terreiro do Boi Bumbá Lapichinha(Ourém/PA)

Nossa terna gratidão a todos!

Contatos/Doações:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletrasedoamor.blogspot.com
barcadasletras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário