O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





terça-feira, 1 de setembro de 2015

Barca das Letras alegrando as crianças na FLIM 2015!



Aconteceu de 28 a 30 de agosto a 6ª edição da Festa Literária de Santa Maria Madalena(RJ) que homenageou a escritora, cantora e contadora de histórias Bia Bedran e o poeta amazônico Thiago de Mello, convidado mais que especial. Ambos participaram ativamente das diversas atividades carinhosamente preparadas por alunos, professores, funcionários das Escolas públicas(estadual e municipal), artistas locais e visitantes. Bia e Thiago demonstraram, em seus dizeres e olhares, muita alegria com o que viram, ouviram e sentiram!
 
A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras também esteve presente na FLIM 2015 com sua lúdica, colorida e alegre intervenção de incentivo à leitura. Aportada na Praça Frouthé, a Barca das Letras botou a criançada animada de Madalena e as que por lá passeavam para brincar com as palavras, poesias, cantorias, brincadeiras tradicionais promovidas pelo Tio Palhaço Ribeirinho e prontamente correspondidas pelas crianças. A Barca das Letras também ganhou muitos livros doados pela Biblioteca Juvenil do Dezessete e por escritores, leitores visitantes da FLIM 2015, os quais serão entregues às crianças ribeirinhas de Cametá no Pará, no período de 18 a 25 de outubro.
 
 
Esta foi mais uma ação do Projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor" premiado pelo Ministério da Cultura em novembro/2014 com o Edital Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura, apresentado por meio da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm, de Ourém(PA). Também contou com o fundamental apoio da organização da FLIM 2015(nas pessoas de Terezinha Costa e Simone Giron); com a hospedagem solidária e carinhosa da família Célio, Talita Belinati, Joana e Luiz Augusto; com a Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena que ofertou o transporte ida/volta do Rio de Janeiro até Santa Maria Madalena; com o trabalho voluntário durante a intervenção das lindas crianças-leitoras-artistas, em especial da escritora-mirim Cecília(de Macaé) e a bailarina madalenense, a Joana.



Todas as fotos estão disponíveis no flickr:

https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/albums

Contatos:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos(Brasilia/DF)
barcadasletras@gmail.com
barcadasletras.blogspot.com.br
http://barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário