O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





sábado, 21 de novembro de 2015

Barca das Letras no Rio Mendaruçu de Cima em Cametá(PA)



No sábado(24/10) foi a vez da Comunidade Rio Mendaruçu de Cima, no município de Cametá(PA) receber pela quarta vez consecutiva a vivência lúdica de incentivo à leitura da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Desta vez apareceram além das crianças e pais da própria comunidade, também as famílias de outras comunidades vizinhas, enchendo o barracão comunitário que foi transformado na biblioteca. Juntas e misturadas a criançada pintou e bordou no mundo mágico da leitura viva, lendo os diversos livros trazidos; ouvindo e interpretando as histórias com a o auxílio da Palhaça Zitinha; deliciando-se com a poesia ribeirinha do poeta Francisco Mendes; assistindo e participando com alegria do espetáculo circense da Trupe Nós, os Pernaltas; divertindo-se com as brincadeiras tradicionais lançadas pelo Tio Palhaço Ribeirinho; conhecendo e se encantando com a indígena Airy Gavião, que também fez pintura indígena no bracinho de cada uma; e, ao final, ganharam livros, gibis, brinquedos e um lanche.

Participaram voluntariamente os arte-educadores vindos de Brasília, Belém e Cametá : Francisco Mendes(nosso anfitrião em sua comunidade); Airy Gavião, Bianca Duarte, Comandante Vandinho, Dona Roseana, Johnny Russel, Jonas Banhos, Lú Maués.



















Somos gratos aos nossos apoiadores: doadores de Brasília, Belém e Cametá; família Mendes; lideranças da Comunidade do Rio Mendaruçu de Cima; aos moradores Milton e Rosa por nos ofertarem amorosamente o alimento sagrado durante nossa estada na Comunidade; Arogas Educacional. Esta foi mais uma ação do projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" contemplado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura, em novembro/2014, apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola(FUNCARTEMM) de Ourém(PA).

Gratidão fraterna a todos!!!!

Contatos:
(61) 8355 7232 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br
barcadasletras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário