O projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor" permitirá a continuidade das ações de circulação da Barca das Letras pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro durante o ano de 2015. Serão realizadas dez vivências em comunidades tradicionais e/ou originárias e quatro intervenções em eventos culturais/literários que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vem estimulando a leitura, de forma lúdica, desde 2008, distribuindo gratuitamente milhares de livros, muitas brincadeiras e poesias, além de propiciar infinitas trocas culturais amorosas e solidárias, sempre animada pelo Palhaço Ribeirinho e seus ajudantes- voluntários. Também serão realizadas intervenções urbanas de arrecadação de livros em Brasília(8), Belém(2) e Macapá(2), além de ajudar na manutenção da sede da Biblioteca Barca das Letras, localizada à Av. Ernestino Borges 567-A, Bairro Laguinho, em Macapá(AP).
Este projeto foi selecionado pelo "Prêmio Leitura para Todos" da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em novembro/2014. Foi idealizado e é coordenado pelo arte-educador voluntário Jonas Banhos e apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola de Ourém(PA), em parceria com a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras.

Contatos: barcadasletras@gmail.com (61)8355 7232 - Jonas Banhos





sábado, 21 de novembro de 2015

Barca das Letras na Marambaia(Belém/PA)


Crianças do Gleba 2 no bairro da Marambaia brincaram de ler na Barca das Letras
As crianças do bairro da Marambaia em Belém(PA) ganharam uma alegre manhã pelo mundo mágico da leitura viva com a intervenção lúdica da Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras, que aconteceu no sábado(28/11) no Centro Comunitário Tiradentes no Gleba 2 e na agradável praça em frente.
Montagem e desmontagem da biblioteca; rodas de leitura; números circenses com a Trupe Nós, os Pernaltas; pinturas; lanche comunitário; brincadeiras tradicionais com o Tio Palhaço Ribeirinho; apresentação dos brincantes do Vagalume Boi-Bumbá da Marambaia; escreveram cartas para o Tio Palhaço Ribeirinho. Ao final, as crianças ganharam livros para levar e ler em casa.






Esta foi mais uma ação do projeto "Barca Das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor", premiado pelo Ministério da Cultura pelo Edital "Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura", apresentado por meio da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm, de Ourém(PA). E contou com o fundamental apoio da Diretoria do Centro Comunitário Tiradentes e da Trupe Nós, os Pernaltas.

A Barca das Letras

A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante dedicada às crianças que vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia, principalmente, e, também, nas periferias das cidades. Nasceu em abril/2008 no Amapá, idealizada pelo arte-educador Jonas Banhos. Já realizou mais de duzentas intervenções lúdicas de incentivo à leitura em comunidades/eventos localizados nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantis, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em La Paz(Bolívia). Ganhou dois prêmios do Ministério da Cultura: o Tuxaua Cultura Viva(2010) e o "Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura".


Nenhum comentário:

Postar um comentário